© 2019 Círculo das Artes. Todos os direitos reservados. 

CNPJ: 16.543.666/0001-26

17 de Mar de 2017

Qual a real necessidade da revisão em um livro?

3 comentários

Ouvi dizer que mesmo que o autor tenha revisado seu livro mais de uma vez, ainda assim precisa do olhar de outra pessoa, mas qual o real motivo?

17 de Mar de 2017

Marcelo, acho que você mesmo pode ter dado a resposta. Na grande maioria das vezes o autor desenvolve uma história e a relê por diversas vezes para poder dar prosseguimento de uma maneira lógica. Acontece que pelo fato de fazer essas leituras repetidas vezes, o indivíduo acaba acostumando-se ao texto e, às vezes, algo passa despercebido. Seja uma palavra, ou um erro de digitação ou pontuação.

 

Mas é normal. Qualquer pessoa está sujeito à isso.

 

O Revisor de Texto é um profissional que já dar um olhar mais atento, mais específico, na tentativa de encontrar essas brechas que passaram pelos olhos do autor.

17 de Mar de 2017Editado: 21 de Mai de 2017

A revisão do livro é o controle de qualidade do autor. É importante que o revisor converse com o autor sobre a obra para que ele entenda sua intenção e que assim possa verificar se essa intenção esta inteligível para o leitor. A revisão textual, deve verificar questões gramaticais, coerência e coesão, sempre valorizando o texto. Se você pretende publicar um livro com "credibilidade textual" é importante que tenha um bom Revisor envolvido no projeto.

17 de Mar de 2017

Eu sempre achei que o trabalho do escritor é o de "escrever" e não o de revisar. Pois se vc fica preso em como a construção textual fica gramaticalmente correto, vc acaba por perder um tempo precioso e interferindo na criação. Acho que a releitura é importante, para fechar ciclos, mas não para ser gramaticalmente correto. Isso a gente deixa para o revisor, para o olhar do terceiro. Provavelmente ele achará coisas que vc nem sabia que estava errado.

Sugira um assunto para discutirmos!