Perfil
Data de entrada: 15 de set. de 2017
Sobre

A BILUMA CULTURAL EDITORA DE ARTE atua no setor editorial de arte e cultura. A empresa é uma iniciativa de alguns profissionais que acreditam que somente através das leis de incentivo fiscal tornou-se possível produzir livros de valor histórico/cultural em um lay-out artístico, coisa que de outra forma, seria impossível em nosso país devido a nossa cultura empresarial.

As pessoas envolvidos nos projetos mantém suas atividades profissionais e desenvolvem este trabalho paralelo por acreditarem em sua proposta sócio cultural, remunerando-se minimamente por este trabalho. A Biluma vem realizando livros de arte através de Lei de incentivo (Lei Rouanet). Concluímos recentemente, a prestação de conta do livro “O Brasil do Sol Nascente”, mesmo com apenas parte da verba captada, outra produção da Biluma Cultural é o livro “Minas Gerais” também concluído e entregue. O sócio responsável pela empresa, o publicitário e produtor gráfico Alfredo Trevisan, atua no mercado editorial/cultural há cerca de vinte e sete anos e há alguns anos presta serviços editoriais, dando consultoria a proponentes e investidores na cultura nacional relativo a livros de arte, além de editar e publicar obras que resgatem e preservem os valores nacionais, visando divulgar e difundir o hábito da leitura e do conhecimento. Trabalhou e prestou serviços durante 19 anos para o selo editorial Marprint, como Diretor Comercial. Com mais de vinte e cinco anos de experiência na indústria gráfica e em especial, em livros artísticos, Alfredo Trevisan participou da realização de vários projetos especiais, entre eles o Catálogo Oficial de Obras do MASP, catálogo do MAM, Acervo de Carybè, livros de fotos de Carlos Secchin, Haroldo Palo Jr., Amyr Klink, além de revistas, publicações internas e relatórios anuais de grandes corporações como Itaú, Aracruz, Camargo Correa, ABN Amro, Arcelor, AMBEV, Usiminas, entre outras publicações.

A Biluma Cultural realizou nos últimos anos diversos projetos culturais de publicações. Em parceria com a escritora e pesquisadora Cristina Ruiz, realizaram, entre outros projetos, O Brasil do Sol Nascente, livro que conta a trajetória da imigração japonesa no Brasil até os dias de hoje, O Chá e O Café, Livros que dissertam sobre estas bebidas através dos tempos e culturas, Minas Gerais, livro que retrata o estado e seu povo, etc.

Com profundo senso estético editorial e vasto conhecimento de materiais e assessórios, tendo participado de projetos editoriais e feiras técnicas em vários países, entre eles Alemanha, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Outra colaboradora constante em nossos projetos é a designer Patrícia Malízia, cursou marketing pela Universidade Paulista. Iniciou sua carreira como assistente de marketing, mas logo se interessou pelo design gráfico e editorial. Foi aluna de Lorenzo Baer. Estudou história da arte e web design. Trabalhou em agências de propaganda, foi diagramadora em revistas de beleza, entretenimento e esportes. Em 2005, foi aluna de Vera Albuquerque no curso fotografia. Esteve por seis anos na Adroitt/Bernard, desenvolvendo projetos diretamente com os diretores de arte/criação, participou da produção, edição de imagens e criação, sendo responsável pela coordenação de diversos trabalhos editoriais para clientes como Camargo Correa, Aracruz, ABN Amro, AMBEV, Itaú, Usiminas, entre outros. Livros Oficina de Agosto e O Brasil do Sol Nascente.

O engenheiro e fotógrafo Paulo Sadao Shimizu especializou-se em fotografia, tendo realizado trabalhos profissionais e exposições. Recebeu Menção Honrosa em vários concursos da Nikon; Colocação de destaque no Concurso Playboy; Livro “Universo em Segredo” de Tânia Nomura, edição especial para a Biblioteca Imperial do Japão; Anuário da Cia. Aracruz Celulose comemorando a visita do Príncipe Charles e a Princesa Diana ao Brasil; Fotos para a Campanha Comemorativa Mundial dos perfumes Channel (sessenta anos) publicados na Revista Marie Claire brasileira e francesa; Especializado em fotos cênicas tendo fotografado inúmeras peças teatrais, mega shows, produções musicais, entre elas O Fantasma da Ópera, Os Miseráveis e O Cirque Du Soleil. Produtor do acervo fotográfico do livro “O Brasil do Sol Nascente”.

editora
Mais ações