© 2019 Círculo das Artes. Todos os direitos reservados. 

CNPJ: 16.543.666/0001-26

Veja abaixo o passo

a passo para a publicação

1. Avaliação do original

Antes de qualquer processo de editoração, após o envio de seu material, avaliaremos a qualidade textual dele. Gostar de escrever e saber como se faz não é garantia de que seu texto esteja de acordo com todas as normas gramaticais. Mas isso não é problema, afinal nenhum escritor que se preze se sente ameaçado pela revisão, muito pelo contrário, prefere que ela seja feita.

Além disso, todo bom escritor sabe que, no processo de criação, o mais importante é o valor da obra em si, pois, se ele perder tempo se preocupando com as regras gramaticais, pode afundar-se no mar, a inspiração vai embora e, às vezes, é difícil recuperá-la. Então, o conselho é: fazer o seu papel e confiar no trabalho dos especialistas em língua portuguesa.

É na avaliação de original que, além de analisarmos a qualidade textual, também indicaremos pontos fortes a serem mais bem explorados. Por exemplo, se algum aspecto de sua história merecer destaque, como uma ilustração, uma fotografia etc., ofereceremos sugestões a você.

Com base na avaliação de seu original, todo o projeto gráfico será elaborado.

E todos esses passos serão concebidos apenas com sua prévia autorização. Se você considerar que algo oferecido por nós não é necessário, simplesmente será desconsiderado.

​Depois de enviarmos por e-mail o resultado da avaliação e mediante os ajustes contratuais, iniciaremos a produção básica, para em seguida (caso seja de seu interesse) darmos os próximos passos.

Acompanhe, a seguir, os detalhes da produção básica.

 

2. Projeto gráfico

Logo após o texto ser devidamente preparado para a diagramação, o designer o receberá e iniciará a criação do projeto gráfico, que engloba layout de capa e miolo. É nesse processo que você, autor, será mais requisitado; vamos lhe enviar esboços e algumas opções antes de finalizarmos, para sua aprovação. De fato, o design do livro é sua identidade, a expressão visual da obra, por isso é importante consultar o autor, visto que apenas ele o conhece em sua plenitude e, portanto, saberá se posicionar em relação ao que é adequado ou não.

Após a aprovação do projeto gráfico, inicia-se a diagramação, ou seja, o processo no qual os elementos – como texto e imagem – são distribuídos nos limites da página, visando o posicionamento adequado dos elementos que o designer escolheu cuidadosamente, de modo a obter o conforto e a qualidade esperados em qualquer livro publicado.

 

3. Revisão

Assim que o livro é diagramado, o revisor receberá uma prova impressa e fará a primeira leitura no papel, a fim de detectar possíveis erros, não somente gramaticais, mas também em relação a projeto gráfico, à diagramação, pois é comum algo ficar fora de lugar ou algum elemento comprometer a legibilidade.

No processo de revisão também podem surgir dúvidas em relação a conteúdo ou sentido do texto, as quais somente o autor será capaz de resolver. Então, entraremos em contato para encontrar as respostas necessárias.

É comum também serem feitas mais de uma revisão, até chegarmos a uma prova considerada “limpa”, ou seja, sem nenhuma correção, mas isso varia muito de livro para livro, não é uma regra.

4. Impressão e acabamento

Depois de pronto, é hora da imprimir e encadernar.

A tiragem estipulada é de, no mínimo, 100 exemplares, geralmente no formato 14x21 cm, brochura (costurado), com capa colorida e miolo preto e branco (ou como é conhecido,  miolo 1x1). Em contrapartida, cada obra merece tratamento diferenciado, então existem outros formatos e acabamentos disponíveis, os quais serão analisados e negociados previamente.

 

5. Outros serviços

Projeto gráfico, diagramação e revisão são procedimentos básicos de produção editorial oferecidos pela Círculo das Artes. Em nenhuma ocasião vamos impor quaisquer outros serviços; é o autor quem decide sempre o que é melhor, podendo até mesmo optar pelos serviços básicos que lhe forem pertinentes.

A Círculo das Artes também conta com outros serviços e profissionais capacitados para ajudá-lo no que for necessário. Por exemplo, se você é chefe de cozinha e quer editar um livro de culinária, mas não tem fotógrafo para captar imagens, nós disponibilizaremos um para executar o trabalho. Caso você seja escritor de livros infantis e não encontrou um ilustrador, nós indicaremos o melhor.

Além do processo de produção, estamos preparados para utilizar todas as ferramentas necessárias para sua obra ter a melhor publicidade e visibilidade possíveis! É certo que não basta apenas disponibilizar o livro para venda, os leitores precisam saber que como encontrá-lo! Para tornar isso possível, contamos com designers que desenvolverão materiais de publicidade, sites (para o autor, para o livro ou para ambos) e pequenas chamadas na web.

Para saber mais sobre esses e os demais serviços que a Círculo das Artes oferece, visite a aba OFICINA CRIATIVA.

E tem mais! A Círculo das Artes abrirá um espaço exclusivo e gratuito dentro do próprio site  para o autor falar um pouco mais sobre sua obra e sobre si. Esta é uma maneira que encontramos de você estar diretamente na mídia e ter um espaço reservado na web.

 

6. Comercialização

A comercialização acontece por meio de nossa livraria virtual e na Amazon (apenas para livros digitais).

Entre em contato conosco e saiba mais à respeito.